Pode utilizar o seu Mac, iPhone ou iPad para aceder aos serviços Apple sob a marca iCloud. Nem todos os serviços da empresa; há vários que requerem uma subscrição paga, como o Apple Music, o Apple TV+, o Apple Arcade, entre outros. Mas a base dos serviços que utiliza para gerir os seus dados e interagir com os outros é o iCloud.

O que é o iCloud?

O Mac foi inicialmente promovido pela Apple como o principal centro digital das nossas vidas. Os dispositivos digitais são sincronizados para transmitir dados. Este programa permite aos utilizadores sincronizar todos os seus dados à distância. Por exemplo, as alterações efectuadas no iPad ou iPhone reflectem-se instantaneamente num documento Keynote criado no Mac. Além disso, pode utilizar o iCloud para efetuar cópias de segurança do seu dispositivo iOS, eliminando a necessidade de configuração manual e facilitando a troca entre dispositivos. A Apple oferece diferentes pacotes , consoante as suas necessidades e utilizações.

A evolução das funcionalidades da nuvem e da proteção de dados


O primeiro plano iCloud tinha falhas porque não incluía determinadas funcionalidades. O aspeto da fotografia só foi tido em conta quando o iOS 8 incluiu as Fotografias em iCloud. No entanto, as funcionalidades ainda não estavam completas, uma vez que o iMessage só introduziu os textos na nuvem há alguns anos.

Inicialmente, os dados não estavam protegidos; apenas os dados da pasta iCloud armazenados nas pastas das aplicações estavam. Foram necessários alguns anos para que a Apple conseguisse oferecer uma sincronização perfeita de ficheiros, incluindo pastas e documentos do ambiente de trabalho.

Ao longo do tempo, a Apple continuou a adicionar funcionalidades ao iCloud, tornando o serviço mais fiável e poderoso. Os utilizadores podem sincronizar documentos, imagens, notas, lembretes e marcadores do Safari no Mac, iPhone, iPad e até na Apple TV.

Como posso partilhar a minha subscrição do iCloud?

Depois de permitir que os seus utilizadores usufruam de uma série de funcionalidades inovadoras, a Apple dá-lhe agora a possibilidade de partilhar a sua subscrição com amigos e familiares. Isto permitir-lhes-á juntar-se a uma partilha iCloud de forma rápida e sem esforço.

Graças a esta função, vários serviços e assinaturas podem ser partilhados com os membros da “família” (não esquecer que isto pode incluir amigos, colegas de casa, colegas de trabalho, etc.).

Tempo necessário: 2 minutos

Partilhar uma subscrição iCloud

  1. Ir para Definições

    O primeiro passo é configurar totalmente a partilha de família. Se o destinatário estiver por perto e tiver um iPhone ou iPad, pode enviar-lhe a ligação de “convite” através do AirDrop; caso contrário, prima o botão Mail.

  2. Mostrar a partilha da família

    No menu Partilhar do iOS e do iPadOS, o ícone do Mail está realçado. Forneça o endereço de correio eletrónico para que possam aceder ao seu armazenamento iCloud. Dê um assunto à mensagem de correio eletrónico (ou uma breve nota) para que o destinatário saiba por que razão está a enviar-lhe uma ligação longa e talvez estranha.

  3. Quando alguém clica na ligação da mensagem de correio eletrónico, é necessário pedir-lhe que seleccione o botão “Junte-se à família” para que possa optar por fazer parte da sua “família”.

  4. Finalizar

    Só falta clicar no botão “Concluído” e já está.

Poderá encontrar mais pormenores no sítio Web da Apple, dependendo da sua versão.

Partilhar o seu armazenamento iCloud

Pode partilhar o seu armazenamento iCloud com o seu amigo, agora que ele faz parte da sua “família”:

  1. Abra novamente as definições do iPhone ou iPad e seleccione Perfil.
  2. Seleccione novamente Partilha com a família. Foi adicionado um novo utilizador com uma seta a apontar para a opção Partilha com a família nas definições do iOS.
  3. Desta vez, navegue até à secção MAIS PARA PARTILHAR e escolha a opção iCloud+.
  4. Prima o botão Partilhar iCloud+ com a família quando lhe for pedido.
  5. Clique no botão Fechar.
  6. Regresse à Partilha com a família e escolha a opção iCloud+ na área PARTILHAR COM A SUA FAMÍLIA que foi adicionada.
  7. Pode obter uma lista dos utilizadores do seu armazenamento iCloud (iCloud+), bem como informações sobre o espaço ocupado por cada um deles.


Quando concede a um amigo acesso ao seu armazenamento do iCloud, ele pode voltar às definições do iCloud e descobrir que o espaço de armazenamento disponível atingiu o máximo autorizado pelo seu pacote.

No Mac, pode gerir os seus amigos (utilizadores), para além do iPhone ou iPad, acedendo às Preferências do sistema.

Pretende partilhar facilmente a sua subscrição do iCloud? Nada mais simples do que consultar a nossa lista de assinaturas disponíveis.

Categorized in: