A indústria do anime tem crescido a passos largos nos últimos anos, levando a uma proliferação de plataformas de streaming dedicadas ao anime. Crunchyroll, ADN (Anime Digital Network) e Wakanim estão no topo da lista. Estas três plataformas conquistaram os corações dos fãs de anime, mas cada uma tem as suas particularidades que fazem com que escolher entre elas seja uma verdadeira provação para os fãs de anime 🤯. Vejamos as diferenças entre eles.

Lançado em 2006, o Crunchyroll é uma plataforma que oferece um vasto catálogo de anime, dramas e manga na versão original com legendas. A ADN, criada em 2013, é uma joint venture entre as editoras Kazé e Kana Home Video. A plataforma oferece principalmente anime, mas também alguns filmes e dramas. O Wakanim, por seu turno, é uma plataforma francesa lançada em 2011 que oferece anime na versão original com legendas e em francês, e que recentemente se fundiu com o Crunchyroll.

Uma das principais diferenças entre estas plataformas reside no seu modelo de negócio:

– O Crunchyroll é um canal de televisão por assinatura, mas oferece acesso gratuito limitado com publicidade.

– A ADN também oferece acesso gratuito com publicidade, mas com uma janela de difusão diferida.

– O Wakanim é uma antiga plataforma paga que está agora incluída na oferta premium da Crunchyroll.

Quadro comparativoCrunchyrollADNWakanim
Data de criação200620132011
CatálogoAnime, dramas, manga e filmesAnime, alguns filmes e dramasAnime
Modelo de negócioFreemium (gratuito e pago limitado)Freemium (Gratuito e pago com atraso)incluído no Crunchyroll
VersõesVOSTFR, VF (em determinados títulos)VOSTFR, alguns VFVOSTFR, VF
Preço de subscriçãoa partir de 4,99 euros/mêsa partir de 6,99 euros/mêsincluído no Crunchyroll
Resolução gratuita480p480pNão aplicável
Resolução por pagamentoAté 1080p (HD)Até 1080p (HD)Até 1080p (HD)
Exclusividade de anime“Attack on TItan”, “Jujutsu Kaisen” e muito mais“One Piece, Boruto: Naruto Next Generations“Sword Art Online, Attack on Titan
Crunchyroll vs ADN vs Wakanim

Uma forma de não escolher: partilhar as suas subscrições

Se a escolha for demasiado difícil, pode partilhar as suas assinaturas de modo a pagar apenas uma fração do preço, dando-lhe acesso a todas as plataformas. Utilizando o Sharesub, pode oferecer os seus bilhetes gratuitos se já for assinante, ou encontrar bilhetes nas assinaturas Crunchyroll, ADN ou Wakanim.

Como posso obter uma subscrição mais barata?

Se quiser aderir a uma assinatura Crunchyroll, ADN ou Wakanim por menos dinheiro, não podia ser mais fácil. Tudo o que tem de fazer é aderir a uma subscrição disponível no Sharesub. Pode encontrar assinaturas Crunchyroll a partir de 2,09 euros/mês e assinaturas ADN a partir de 2,22 euros/mês.

Qual é a diferença entre a ADN e a Crunchyroll?

A principal diferença reside no seu catálogo e no seu modelo de negócio. O Crunchyroll tem o maior catálogo de anime do mercado, com filmes e mangas disponíveis na plataforma. Enquanto a ADN se centra mais no anime, com alguns exclusivos interessantes. Em termos de modelo de negócio, ambas as plataformas oferecem um serviço freemium, mas a ADN tem uma janela de lançamento atrasada para os utilizadores gratuitos.

Qual é a melhor opção entre ADN, Crunchyroll e Wakanim?

Depende das preferências de cada um. Se gosta de diversidade de conteúdos e de acesso gratuito, o Crunchyroll pode ser a melhor escolha, para além de beneficiar do catálogo Wakanim desde 2022. Se preferir um catálogo centrado no anime e não se importar com o atraso na emissão, o ADN pode ser a melhor escolha.

Então, qual é a melhor plataforma para ver anime?

Mais uma vez, isto depende das preferências individuais. Todas as plataformas oferecem um vasto catálogo de anime. No entanto, se o acesso gratuito for importante para si, o Crunchyroll ou o ADN podem ser preferíveis.

O nosso conselho: consulte os catálogos respectivos destas plataformas antes de tomar uma decisão, pois isso terá sem dúvida um impacto na sua decisão.

Porque é que o Crunchyroll já não é gratuito? Porque é que a Crunchyroll está a pagar?

A Crunchyroll continua a oferecer uma versão gratuita da sua plataforma, mas com limitações. A versão paga oferece mais vantagens, como um acesso mais rápido aos novos lançamentos, uma experiência sem anúncios e acesso a todo o catálogo.

Onde posso ver anime gratuitamente?

1Crunchyroll: oferece uma versão gratuita da sua plataforma com limitações em termos de resolução de vídeo e acesso a novos lançamentos. A versão gratuita também inclui publicidade.

2. ADN (Anime Digital Network): oferece uma seleção de anime gratuito, mas com uma janela de transmissão mais tardia do que a versão paga.

3. Funimation: oferece também uma versão gratuita da sua plataforma, suportada por anúncios.

4. 9anime: trata-se de uma plataforma não oficial que oferece um vasto catálogo de anime. No entanto, o seu estatuto não oficial significa que não tem necessariamente os direitos de transmissão do anime que oferece, o que pode colocar problemas em termos de respeito pelos direitos de autor.

5. Tubi: uma plataforma de streaming gratuita com uma secção de anime.

Atividade económica destas plataformas

Quando é que a ADN se fundiu com a Crunchyroll?

Não houve uma fusão oficial entre a ADN e a Crunchyroll. No entanto, em 2022, foi anunciado que a Crunchyroll, propriedade da Sony, iria juntar-se ao catálogo da ADN.

Porque é que Wakanim ainda existe?

O Wakanim continua a existir devido ao seu sucesso e à sua popularidade entre os fãs de anime, especialmente os que preferem as versões francesas de anime. Consequentemente, a plataforma está mais orientada para o mercado francês ou francófono. Além disso, desde 2022, a plataforma fundiu-se com a Crunchyroll, enriquecendo ainda mais o catálogo da plataforma laranja.

Quem comprou a Crunchyroll?

Em dezembro de 2020, a Sony, através da sua filial Funimation, anunciou a aquisição da Crunchyroll à AT&T. O acordo foi concluído em agosto de 2021, consolidando a posição da Sony como um dos principais intervenientes na indústria mundial de anime.

Porque é que a Jojo já não está no ADN?

Este facto pode dever-se a problemas de licenciamento. Os direitos de transmissão de uma série podem expirar ou ser vendidos a outra plataforma e são negociados caso a caso com os criadores ou os estúdios proprietários.